quinta-feira, 4 de abril de 2013

Novo espectro de Guerra? E os Investimentos?

Escrevem vários órgãos de comunicação social que  a Renamo e o Governo estão a endurecer as suas posições. Entenda-se, estão, ambos, a dissuadir-se mutuamente e a entoar o "hino da guerra". A Força de Intervenção Rápida já está no terreno-consta-nos. Os homens da Renamo e os seus Generais estão em propaganda balística.

Ademais, informações não confirmadas indicam que em Muxungwe as pessoas estão em debanda. Já há deslocados. De guerra? Ainda é cedo para dizer sim. Mas não vai tardar para termos a resposta.

O triste é não percebermos, nós cidadãos pacatos, as verdadeiras razões que nos devem submeter a mais uma catástrofe humanitária fora destas naturais que nos beliscam   todos os anos e ciclicamente. O que está  realmente a falhar entre a Renamo e o Governo? Porquê a política não está a conseguir ser um jogo e só consegue a ser um duelo audaz com derrame de sangue em vista?  E os investimentos que estamos a receber graças ao clima de "paz" que se diz prevalecer no nosso país?

A guerra é destrutiva. Onde iremos buscar novos apoios para reconstruir o país depois de escangalhá-lo?
Quem irá ganhar com a guerra? A RENAMO, a FRELIMO? Depende. Mas o perdedor sempre será o povo que perde todos os dias mesmo em simples batalhas eleitorais e assim como em batalhas de luta contra a pobreza e contra as desigualdades sociais. Se for uma guerra para ganhar eleições, então não haverá povo para eleger ninguém, pois o povo estará em países vizinhos a procura de refúgio.