sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Meditações

Vós sois os tais mandatários e donos da nação. Nós somos os tais vassalos, pagadores de tributos e escadas para subirem ao monte Sinai. Lá em direcção ao Canã onde patos geram riquezas. Recordam-se quando beijavam os nossos rostos assoreados pelo suor nauseabundo? Acho que não. A vossa memória é curta ou ficaram amnésicos mal que sentaram no Sofá de pessoas dinâmicas que gozam a vida.
De tempo em tempo nos enganam. Mentem para nós. Prometem, desmentem e nos tornam crianças menos pensantes ou juntas de bois de tracção. Batem-nos e tornam-nos escravos. Trabalhamos para vós, vossos filhos, vossos netos, vossos bisnetos, vossas famílias…Somos eternos vagões de votos para alimentar os gostos. Detergentes nós somos para limpar vossas sanitas por onde passam os dejectos de iguarias mais especiais e internacionalmente padronizados pagos com a nossa força, oh nossos dirigentes!
Tudo fazem em nome de heroicismo, patriotismo, exorcismo da pobreza. Sois combatentes tenazes da nossa indigência absoluta e sintética, doutrinários de combate ao burocratismo, deixa- andar e corrupção. Sois mensageiros, apóstolos e evangelistas do imperialismo. Sim doutrinários da auto-estima. Sois verdadeiros catedráticos da teoria das necessidades básicas humanas de Maslow.
Heroicismo? Patriotismo? Combatentes da pobreza? Professors da auto-estima? Não corruptos? Um herói não destrói o país dele. Não compra pão fora do país diariamente. Não vende as Forças Armadas nem o seu património. Não envia seus filhos para estudarem em escolas de renome internacional na América nem na Europa. Não confia em consultores estrangeiros nem em firmas estrangeiras.
Patriotas são os que tudo fazem para engrandecer a pátria. Morrem pobres como o fizeram Samora, Mondlane, Simango, Gomane, Guambe, entre outros. Patriota não é abutre. Não é corrupto. É uma pessoa sensata, culta, com cultura de Estado. Conhece as cores da sua bandeira. Valoriza as instituições da sua pátria. Não insulta nem descasca as instituições públicas nacionais fora nem dentro do país. É homem com identidade única e nacionalista. Tem consciência da sua nação.
Combatentes da pobreza? Como se combate a pobreza em carros de luxo, em jantares de gala, em hotéis de vinte estrelas situados no meio de maioria sofrida sem água potável nem luz, nem medicamentos e com dúvida permanente de sobrevivência? Puro engano! Destruam as vossas casas de luxo, vossos condomínios, vossos prados e avionetas particulares e construíam bairros. Abram furos da água, edifiquem escolas e hospitais, construíam estradas…lembrem-se que não somos pobres, temos mentes empobrecidas pela ganância e exploração do homem pelo homem.
Querem recrutar-nos para a luta contra a corrupção? Estamos prontos a combater. Mas, saiam de frente generais ambiciosos, gananciosos, aves da rapina. Devolvam tudo quanto roubam e vão festejar nas cadeias. Lá vão ter o Prémio Milionário Mo Ibrahimo, porque este prémio só ganham os que a melhor liderança mostram em frente do silêncio do poder – aquilo que fazem e não nos dizem e aquilo que nos dizem e não fazem. E como a corrupção é uma componente deste silêncio, com certeza vão ganhar.
Dúvidas não temos de que sois Professors de auto-estima. Ontem ensinaram-nos o Marxismo – Lenismo. Nós aceitámos e pobres vulneráveis que somos, seguimos. Afinal era uma estratégia para falirem todas as empresas. Elas faliram, estamos no desemprego perpétuo e vós sois PCAs e accionistas de tudo quanto se chama empresa. Venderam tudo: casas, empresas, material de guerra, as Forças Armadas, a Polícia, as armas, os Serviços de Informação do Estado, igrejas, escolas, programas de ensino, hospitais, sistemas de saúde, a justiça, o sistema de justiça, e a nós todos. Venderam o território, a população e a soberania. Venderam o Estado. O nosso Estado está vendido em nome de combatentes da luta de libertação nacional, da luta pela democracia multipartidária, em nome do combate a pobreza absoluta, em nome da auto-estima.
Por isso, combatem a corrupção depositando rios e rios de dinheiro que desaguam no delta dos Bancos da Suiça; defendem a qualidade de ensino em Moçambique, enviando os vossos filhos às melhores escolas e universidades dos Estados Unidos da América e da Europa; concedem bolsas de estudo a vossa família, aos familiares e amigos, numa perspectiva nepotística; paradigma de salve-se quem poder, cada um por si, Deus para todos. É lição de igualdade de oportunidades que aprenderam na luta de libertação nacional e nas matas de Gorongosa quando lutavam pela democracia. É o tal propalado patriotismo e auto –estima com que nos bombardeiam nos vossos discursos repetitivos. São bases de um futuro melhor que nunca tivemos, não temos e nunca teremos. É a democracia multipartidária de que julgam serem pais. É este o ideal de Eduardo Mondlane, de Urias Simango, de Samora Machel, Kankomba, Muthemba, de Joana Simeão, de Padre Gwengere, de Leo Mila, de Paulo Gomane, Lázaro Nkavandame, Mataka, Gungunhane, Farlai, Khupula Muno, Matsangaíssa, Njunga, anónimos …., nossos verdadeiros heróis.

27 comentários:

Abdul Karim disse...

muita dor, Bihale.

Mzimu wa Akayinga disse...

Karim, "muita dor". Obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Pena que os ouvidos corrompidos da maioria nao-analfabeta de mocambicanos está formatada para nao entender este tipo de mensagem. Estao predispostos a ouvir mensagem de auto-estima enquanto pedem emprestado tractores da Líbia para implementar a "revolucao verde", num país onde 250 deputados ociosos recebem Ford Ranger, ministros oferecem carros do Estado a suas "empregadas particulares"... estao acostumados a assistir passivamente cenas onde "os donos do país" se banham de água mineral num povoado onde nao existe água potável para "o povo humilde".

A verdade é o que o povo nao prestará vassalagem a esses tipos até ao fim dos tempos. Lembrem-se que a revolucao se inicia quando se atinge um limite extremo e nao se pode mais...

A maioria analfabeta, pobre e sofredora de mocambicanos, lamentavelmente nao poderá ler o teu artigo porque a eles foi negado o direito fundamental de educacao e acesso a informacao, mas nao te preocupes, a semente que se planta hoje, colhe-se amanha.

Mzimu wa Akayinga disse...

Ilustre, disse alguem da nomenklatura '' nao ha tempo para morrer enquanto a revolucao continua''. A Luta Continua! Vitoria ou morte, venceremos! ''Nenhum tirano nos ira escravisar'' se tivermos mentes reluzentes. Obrigado pela visita

Leovigildo Novidades Juliasse disse...

Mwana wa Mgoni,

Essa é verdadeira meditação. Permita-me publicar o seu texto no meu blog também, acho interessante que essa mensagem chegue mais longe. Acredito que não faltará quem venha dizer que a sua mensagem é repetição do que tantos dizem em comentários populares, da mesma maneira como pregam o nosso querido Azagaia. Mas a verdade quando é dita, mesmo de maneira popular como dizem algumas mentes formatadas, sempre há ressonâncias.

Avante Madala!

Mzimu wa Akayinga disse...

Mano Leo, publique-se. Ndikufuna kukuwona. Wandisowa. Ubwera liti ku Maputu? Osalolera kunzuzika cifukwa cha chipani. Zikomo.

Leovigildo Novidades Juliasse disse...

Hi madala, no dia 05 November estou na cidade de Maputo ku company body meeting

Vou lhe dar um call quando ai estiver.

Zikomo Anfumu

Leovigildo Novidades Juliasse disse...

Zipanizi madala zikutivutitsa. Ndanva kuti Alexi ndi Delegate wa MDM ku Angonia. Mawa ndi ma phungu anyamatawa.

Mzimu wa Akayinga disse...

Chabwino Bwana. Tidzawonana. Ndizoona mfumu. Alex watchukuma. Mawa lino basi tidzazimva. Ufulu ndiumenewo: kulowa chipani cha kukhosi.

Anónimo disse...

Ilustre Bihale,PARABENS e LAMENTO!

1. PARABENS pelo texto que faz uma radiografia fiel a situação do país.
2. LAMENTO a triste situação que o o texto reporta.

PS:
Olha, no teu texto anterior eu mostrei a minha não concordância nalguns pontos e V. Excia mostrou-se um tanto quanto disuludido o facto de eu estar a falar/comentar no anonimato. Tens toda a razão. Alias, num destes dias na ágora ilustre disse uma coisa muito importante ao falecido Leo "para uma luta ter sucesso, alguns devem agir na clandestinidade". Com estas palavras V.Excia contornava a uma grande ágora....

Mzimu wa Akayinga disse...

Meu caro Agorista, Ilustre de reconhecido merito.Obrigado por lutar na Clandestinidade em prol da Revolucao ora em curso. Obrigado por ter-me recordado dos bons tempos que passamos juntos com o "SAUDOSO LEO". Tristemente nao podemos partilhar mais ideias com ele, nem com o Nosso Selbim, pessoas que nos transformaram em estudantes e agora funcionarios destemidos.

PS: No Manifesto, todos tem um espaco incluindo anonimos. Abraco

Anónimo disse...

Felizmente que cada vez mais, na sociedade moçambicana. há vozes como esta que se indignam contra a sociedade que nos estão a cosntruir. QUantas mas serão necessárias para que a revolução aconteça.

Jovem Moçambicano disse...

Esta é a verdadeira situação de Moçambique...Estás de parabens...

Todos os Moçambicanos deviam tomar conhecimento deste artigo...

cmozpb@gmail.com

Mzimu wa Akayinga disse...

Obrigado, obrigado pela visita e ca estarei sempre para trocarmos impressoes. Manifestemos

Chauque disse...

palavras fortes e realistas, gostei da sua maneira de escrever´´Somos eternos vagões de votos para alimentar os gostos´´

Realmente estamos para almentar os gostos da nomeklatura e associados, força mano

Anónimo disse...

Adeus desenvolvimento de Mocambique... mais 5 anos de "sexo com o povo", segundo tuas palavras! Nos vemos em 2014, onde o Chipande preparou a campanha. Acho que ele acredita que lá vao perder.

El Patriota disse...

Viva.
Simplesmente fantastico ilustre.
Faco minhas as suas sabias palavras. Defacto nao convem que continuemos a enganar-nos e a iludir-nos de que estamos juntos, enquanto que, nas horas das vacas gordas andamos longe uns dos outros. Entretanto, meu caro, no final do texto trouxeste uma longa lista daqueles que, talvez consideras herois e os melhores filhos deste pais. Infelismente, nessa ordem de ideias nao estou contigo, nao sei se defacto eles sao os melhores. Eh que, com a fuga dos tempos, novas e diferentes abordagens em torno da nossa historia, comecam a surgir fazendo com que pessoas cepticas como eu, optem por duvidar da heroicidade ou vileza daqueles que durante muitos anos fomos ensinados a amar ou a odiar. Ainda que queiramos continuar a idolatra-los ou a rejeita-los, mas um enorme sentimento de duvida paira nas nosssas mentes. E por ultimo meu irmao nacional mais uma vez gostei da tua forma de ver as coisas, ficou claro, atraves da tua escrita, de que es um cidadao lucido e atento ao pulsar desta nacao. Continue a ver as coisas de forma desapaixonada.Estamos juntos.
Seu Irmao
O Patriota.

Shirangano disse...

Uff..!
Morro de jubilo pelo facto de saber que existem patriotas que vêem a realidade mais real, invisível aos olhos dos mentalmente estéreis e cientificamente paridos para cantar hossanas, vivas e dizer “yes, oui, sim, ámen” a todas as estúpidas e dementes decisões de um bando de necrófagos que se fazem passar de benfeitores do povo, quando, na verdade, o que sabem fazer, diga-se com mestria, é ampliar as suas riquezas até para lá do blasfemo.
Força o pais precisa de ti.
Um abraço.

Mzimu wa Akayinga disse...

Meu (Com)Patriota. Palavras nao tenho para enaltecer as tuas observacoes clarividentes. Pela parte que me toca dirijo-te todas palavras de todas linguas nacionais que signifique MUITO OBRIGADO. Quanto ao debate de herois e apenas uma provocacao pois este e debate interminavel. Eu sempre ouso em incluir todas essas figuaras por uma razao simples: todos eles sao homens do seu tempo. Nos temos nosso tempo e devemos encara-lo como tal ao inves de condenarmos a historia. Na verdade algumas figuras foram forjadas para....nao sei.Tal como o meu (Com)Patriota nao adoro a muitos nem odeio a todos.

Visite-me mais vezes

Abraco

Mzimu wa Akayinga disse...

Mano SHIRANGANO,

Palavras? Nao tenho. Vamos Manifestar!!!!Obrigado pela visita e pela forca

El Patriota disse...

Agora que me apercebi da sua lucidez, da sua frontalidade e transparencia Ao abordar as questoes mais pontuais da nacao, voltarei sempre ao teu sitio, meu mano. Estamos juntos agora e sempre.
Seu irmao...
O Patriota

Shirangano disse...

Meu mano,
Sinceramente, o teu texto eh uma verdadeira obra de arte. Sao poucas as pessoas com a mesma coragem e lucidez, pois a maioria anda domesticada e so veem paraiso em tudo.
Forca,
http:shirangano.blogspot.com

Unknown disse...

Bihale, pelomenos não es cumplice como nos sugere Egídio Vaz.

Estive aqui.

Mzimu wa Akayinga disse...

Chacate, obrigado pela visita.

elder chissale disse...

wawa Mingo! Este raio X mano, acredito que trara reflexos se os olhos e ouvidos tambem nao estiverem alucinados. Tiwonana sabata yamawayino. Ndilowa mtawuni mu pali zochitica. Elder Chissale. Awoyi bambo

Anónimo disse...

bestellen cialis cialis generika erfahrungen
cialis acquisto cialis dove comprare
precio cialis donde comprar cialis
cialis generique cialis

Anónimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] cialis kaufen deutschland
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis acquisto[/url] cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis prix[/url] prix cialis